Jornalísticos

Blog da turma de jornalismo do segundo semestre de 2007 da Universidade Federal Fluminense.

Fashion kids

Novidade: A seção de livros infantis das livrarias agora tem inúmeros livros sobre moda. Sim, aparentemente criança agora precisa se preocupar com o visual além dos estudos e das brincadeiras.


Helen Pomposelli, autora do livro “As saias voadoras de Keka” diz que as pessoas ligam moda ao consumo, mas que moda na verdade tem a ver com arte história e poesia. Outras autoras dizem que eles servem para meninas de aproximadamente oito anos criarem uma identidade visual.

Identidade o que!?!? E criança lá se importa com isso? Até onde eu sei sendo rosa (na maioria das vezes) tudo vale!
E onde fica a liberdade da criança? A partir do momento que dicas de moda são dadas a crianças que ainda não descobriram exatamente o que gostam e o que não gostam a tal da identidade visual fica limitada já que é imposto o certo e o errado.
É claro que não quero que minha irmã mais nova (que tem 11 anos) use uma saia vermelha e roxo-batata com uma blusa amarela de bolinhas, mas quero que ela possa inventar a sua moda sem se preocupar.
O problema é que crianças agora devem seguir as novas modinhas e o modelo Barbie o mais rápido possível... Pena...

1 comentário(s). Clique. Comente!:

Thaise Constancio disse...

É Roberta,
parece que quanto mais "eles" tentam nos dizem que somos indivíduos (portanto diferente), estão nos homogeneizando...e desde crianças. Essa é a fase na qual somos facilmente convencidos.
Poderiam usar esse "poder" de convencimento para o bem e para disseminar cultura por exemplo.
:(

    Últimas Postagens

    Últimos Comentários